domingo, 31 de maio de 2015

APLICAÇÃO DA PRÁTICA SÓCIO PEDAGÓGICA EM DETERMINADA REALIDADE, BRINCANDO E APRENDENDO

KELLY CRISTINA ARTIOLI

RESUMO
As brincadeiras como métodos de aprendizagem traz a tona muitos questionamentos, como por exemplo: será que a criança realmente consegue aprender diante da bagunça de uma brincadeira? Como ela aprenderá se não focar somente no que está sendo ensinado? Como é possível ensinar algo a uma criança sem as tradicionais metodologias de ensino? Pois é, poderíamos passar horas discutindo esse assunto tão pertinente e interessante, mas não será necessário, pois a resposta é bem simples: Segundo uma das pensadoras do construtivismo Maria Montessori, sim a criança pode aprender brincando qualquer coisa que lhes quiser ser ensinado, desde que haja equilíbrio entre liberdade e disciplina, pois para ela a criança aprenderá naturalmente por meio de exemplos, alguns materiais pedagógicos e liberdade para poder se expressar, Maria Montessori enfatiza que os educadores têm muito mais a aprender com as crianças do que o contrário e o que basta para o desenvolvimento delas é a flexibilidade do educador que deve orientar, mas dar liberdade deixando-a livre para aprender com as outras crianças e a melhor maneira para que isso aconteça é por meio das brincadeiras (RÖHRS,Hermann, 2010), afinal não tem nada melhor, mais gostoso e libertador do que brincar, “deixe a criança livre e ela se revelará”(Maria Montessori).
  

INTRODUÇÃO

Neste trabalho veremos como será o desenvolvimento de duas crianças, uma de um ano e nove meses de idade e outra de dois anos e três meses de idade, usaremos o mesmo método para as duas, mediante pesquisa científica juntamente com pesquisa de campo mostraremos se é possível e como é possível aprender brincando, aplicando assim, a prática sócio pedagógica nessa realidade. 

JUSTIFICATIVA
Este trabalho é de suma importância para que possamos entender as crianças em geral e poder ajuda-las quando sentirmos que elas possuem dificuldades de aprendizagem ou não conseguimos faze-las aprender algo, ele nos trará a possibilidade de entendê-las e nos conscientizarmos que podemos usar outros métodos para ensinar que não seja o habitual ou aquele tradicional a qual estamos tão acostumados, quem não gosta de brincar, não é verdade? Até mesmo nós os adultos gostaríamos de ter mais tempo para poder praticar algo que gostamos, agora imaginem as crianças, pois tudo que elas querem é ser livres, correr, rir, se sujar, brincar, ser criança, então porque não usar dessa oportunidade e toda essa energia em prol da educação, saiba que isso é possível, se usarmos os métodos adequados e tivermos força de vontade podemos usar a brincadeira para melhorar o desenvolvimento infantil, fazer com que a criança apreenda com muito mais facilidade e agilidade contribuindo assim, para que ela seja um adulto feliz, sem frustrações, com capacidade de interação avançada e muito mais facilidade de comunicação, pois quando a criança se sente segura, realizada e feliz, se torna um adulto completo. 

METODOLOGIA
A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho será influenciado pela metodologia de Maria Montessori, que é deixar a criança aprender com liberdade, porém direcionando e auxiliando sempre que necessário.


OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO
Entender e mostrar como é possível ensinar e fazer com que a criança absorva o conhecimento através de brincadeiras, utilizando pesquisas cientificas, tinta, papel, supervisão, pouca intervenção e muita criatividade.

HIPÓTESES
Será que todo educador procura o melhor método para utilizar com seus educandos?
Será que existe um único e especifico melhor método a ser utilizado com crianças no geral?
Será que todas as crianças apreendem da mesma forma?


DESENVOLVIMENTO
Para desenvolver este trabalho foram utilizadas duas crianças, uma de um ano e nove meses e outra de dois anos e três meses e a minha estratégia foi de ensinar cores sob a influência do método de Maria Montessori.
Preparei tinta comestível que é composta por farinha de trigo, água e corante culinário, enquanto misturava os ingredientes da tinta deixei que elas me observassem e isso fez com que ficassem muito curiosas perguntando a todo o momento o que eu estava fazendo, eu respondia, porém somente minhas respostas não às satisfaziam, quando terminei levei-as para o quintal onde coloquei vários papeis no chão, entreguei as tintas de várias cores e ao mesmo tempo em que ia lhes dando os potes falava as respectivas cores, depois fiquei observando o que fariam e deixei que elas pintassem tudo que tinham vontade, mas mesmo que de longe eu ia falando cada cor que elas pegavam e as mesmas repetiam enquanto brincavam, depois que brincaram bastante e já nem havia mais onde pintar, coloquei os desenhos para secar e fui com elas fazer outras coisas para que esquecessem aquele momento, após algum tempo trouxe-os de volta e sem que eu dissesse nada  elas começaram a falar as cores apontando para os desenhos, claro que não falavam todas as cores corretamente, mas era nessa hora que eu interferia dizendo o nome correto da cor e elas me imitava falando a mesma cor.

CONCLUSÃO

Mediante pesquisa realizada, podemos concluir que a criança tem capacidade de aprender brincando, quando utilizamos os métodos corretamente, respeitamos o limite de cada uma, damos liberdade para que ela possa se expressar e compartilhar o aprendizado adquirido de maneira natural e quando o profissional em educação busca se aprimorar e tem força de vontade tudo é possível para formar indivíduos confiantes. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

RÖHRS,Hermann.”Maria Montessori- Coleção Educadores”.1ª edição.São Paulo,Editora Massangana,2010. 

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