KELLY CRISTINA ARTIOLI
RESUMO
As
brincadeiras como métodos de aprendizagem traz a tona muitos questionamentos,
como por exemplo: será que a criança realmente consegue aprender diante da
bagunça de uma brincadeira? Como ela aprenderá se não focar somente no que está
sendo ensinado? Como é possível ensinar algo a uma criança sem as tradicionais
metodologias de ensino? Pois é, poderíamos passar horas discutindo esse assunto
tão pertinente e interessante, mas não será necessário, pois a resposta é bem
simples: Segundo uma das pensadoras do construtivismo Maria Montessori, sim a
criança pode aprender brincando qualquer coisa que lhes quiser ser ensinado,
desde que haja equilíbrio entre liberdade e disciplina, pois para ela a criança
aprenderá naturalmente por meio de exemplos, alguns materiais pedagógicos e
liberdade para poder se expressar, Maria Montessori enfatiza que os educadores
têm muito mais a aprender com as crianças do que o contrário e o que basta para
o desenvolvimento delas é a flexibilidade do educador que deve orientar, mas
dar liberdade deixando-a livre para aprender com as outras crianças e a melhor
maneira para que isso aconteça é por meio das brincadeiras (RÖHRS,Hermann,
2010), afinal não tem nada melhor, mais gostoso e libertador do que brincar,
“deixe a criança livre e ela se revelará”(Maria Montessori).
RESUMO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho veremos como será o desenvolvimento de duas crianças, uma de um ano e nove meses de idade e outra de dois anos e três meses de idade, usaremos o mesmo método para as duas, mediante pesquisa científica juntamente com pesquisa de campo mostraremos se é possível e como é possível aprender brincando, aplicando assim, a prática sócio pedagógica nessa realidade.
JUSTIFICATIVA
Este
trabalho é de suma importância para que possamos entender as crianças em geral
e poder ajuda-las quando sentirmos que elas possuem dificuldades de
aprendizagem ou não conseguimos faze-las aprender algo, ele nos trará a
possibilidade de entendê-las e nos conscientizarmos que podemos usar outros
métodos para ensinar que não seja o habitual ou aquele tradicional a qual
estamos tão acostumados, quem não gosta de brincar, não é verdade? Até mesmo
nós os adultos gostaríamos de ter mais tempo para poder praticar algo que
gostamos, agora imaginem as crianças, pois tudo que elas querem é ser livres,
correr, rir, se sujar, brincar, ser criança, então porque não usar dessa
oportunidade e toda essa energia em prol da educação, saiba que isso é
possível, se usarmos os métodos adequados e tivermos força de vontade podemos
usar a brincadeira para melhorar o desenvolvimento infantil, fazer com que a
criança apreenda com muito mais facilidade e agilidade contribuindo assim, para
que ela seja um adulto feliz, sem frustrações, com capacidade de interação
avançada e muito mais facilidade de comunicação, pois quando a criança se sente
segura, realizada e feliz, se torna um adulto completo.
METODOLOGIA
A
metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho será influenciado
pela metodologia de Maria Montessori, que é deixar a criança aprender com
liberdade, porém direcionando e auxiliando sempre que necessário.
OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO
Entender
e mostrar como é possível ensinar e fazer com que a criança absorva o
conhecimento através de brincadeiras, utilizando pesquisas cientificas, tinta,
papel, supervisão, pouca intervenção e muita criatividade.
HIPÓTESES
Será
que todo educador procura o melhor método para utilizar com seus educandos?
Será
que existe um único e especifico melhor método a ser utilizado com crianças no
geral?
Será
que todas as crianças apreendem da mesma forma?
DESENVOLVIMENTO
Para
desenvolver este trabalho foram utilizadas duas crianças, uma de um ano e nove
meses e outra de dois anos e três meses e a minha estratégia foi de ensinar
cores sob a influência do método de Maria Montessori.
Preparei tinta
comestível que é composta por farinha de trigo, água e corante culinário,
enquanto misturava os ingredientes da tinta deixei que elas me observassem e
isso fez com que ficassem muito curiosas perguntando a todo o momento o que eu
estava fazendo, eu respondia, porém somente minhas respostas não às
satisfaziam, quando terminei levei-as para o quintal onde coloquei vários
papeis no chão, entreguei as tintas de várias cores e ao mesmo tempo em que ia
lhes dando os potes falava as respectivas cores, depois fiquei observando o que
fariam e deixei que elas pintassem tudo que tinham vontade, mas mesmo que de
longe eu ia falando cada cor que elas pegavam e as mesmas repetiam enquanto brincavam,
depois que brincaram bastante e já nem havia mais onde pintar, coloquei os
desenhos para secar e fui com elas fazer outras coisas para que esquecessem
aquele momento, após algum tempo trouxe-os de volta e sem que eu dissesse
nada elas começaram a falar as cores
apontando para os desenhos, claro que não falavam todas as cores corretamente,
mas era nessa hora que eu interferia dizendo o nome correto da cor e elas me
imitava falando a mesma cor.
CONCLUSÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário