quinta-feira, 11 de junho de 2015

Silvia Renata da Silva Alves

Conceito de Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade surge por conta da necessidade de juntar as partes fragmentadas a respeito do conhecimento.
Quanto à definição: nada é definitivo. Essa é uma proposta em construção a partir de várias culturas disciplinares e, buscar seu preciso conceito seria um ponto de vista disciplinar. “A tarefa de procurar definições finais para a interdisciplinaridade não seria algo propriamente interdisciplinar, senão disciplinar.” (LEIS,2005- apud THIESEN, 2008)
Para Japiassu (1976-apud THIESEN,2008), a interdisciplinaridade se apropria das trocas de integração real das disciplinas, onde visa a recuperação da unidade humana em seus valores cultural (formação do homem total), o papel da escola (formação do homem inserido em sua realidade) e o papel do homem (agente das mudanças no mundo).
Cada vez mais o mundo está ligado, interdisciplinarizado e cheios de questões difíceis de resolver e a escola precisa seguir este movimento, essa simultaneidade de acontecimentos disciplinares.
Mas, embora haja esforço por parte das instituições e de alguns profissionais, é limitado desenvolver ações reais interdisciplinares. Segundo Thiesen, a própria formação das universidades possuem grades curriculares fragmentadas, graças ao poder público e a iniciativa privada, usam tradicionais métodos como molde e regimento para novos profissionais e educadores.
Contudo, a interdisciplinaridade é um movimento muito importante na junção do ensinar e o aprender, pois, quando é compreendida na teoria e exercida em sua prática, traz um novo sentido a trabalho todo o trabalho pedagógico , em todos os aspectos: na organização dos ambientes e espaços, nas avaliações, nos conteúdos, nas atividades, na formação de alunos enquanto cidadãos, enfim, a tudo que envolve a aprendizagem.  

 Referência:THIESEN,Juares da Silva,A interdisciplinaridade como movimento articulador no processo ensino-aprendizagem”, Revista Brasileira de Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n39/10.pdf,Publicado: set/dez de 2008 – Consultado em :30/03/2015 as 00:58min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário