quinta-feira, 11 de junho de 2015

Silvia Renata da Silva Alves

 Concepção de Criança

As crianças fazem história dos restos da História, interessadas em brincadeiras atraídas por contos de fada, mitos, lendas. Em diversas línguas “brincar” tem o sentido de dança, prática de esporte representa uma peça teatral, tocar instrumento musical.
Olhar o mundo a partir do ponto de vista da criança é poder revelar de outra maneira de ver a sua realidade. É preciso assegurar o direito da criança de brincar, criar e aprender.
Há também o fator das brincadeiras onde só se disponibilizam o recreio e as aulas de educação física para que elas brinquem. Portanto cabe ao professor organizar situações para que as brincadeiras ocorram de maneiras diversificadas, proporcionando as crianças escolherem os temas, objetos com que queiram brincar.
Permitir que a criança se desenvolva respeitando seu ser próprio tempo.
Não se deve tratá-la como um adulto em miniatura é preciso estabelecer a relação entre aprendizagem e desenvolvimento lançar desafios no que ela consegue fazer sozinha e com que ela é capaz de produzir com auxílio de um adulto ou com outra criança que possua mais habilidade naquela modalidade a ser realizada.   
A criança caracteriza-se em sua essência enquanto ser, no seu modo de agir, pensar e construir.
Recentemente a legislação brasileira passou a reconhecer a criança como sujeito de direitos, uma criança cidadã.
Trabalhar a criança na sua totalidade para que cresça ciente de seus direitos e deveres assim como formar a criança como cidadã ativa e construtora do seu conhecimento.
 Entretanto todo adulto já foi criança e nessa fase nossa única prioridade era brincar e se divertir seja só ou com os colegas.

Por tanto se faz necessário compreender e respeitar essa fase de estrema importância da liberdade de ser criança.

Referência:Fonte de informação: Ministério da Educação e Cultura,Amélia Hamze,Profª FEB/CETEC,ISEB/FISO-Barretos /2007

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