Concepção de Criança
As crianças fazem história
dos restos da História, interessadas em brincadeiras atraídas por contos de
fada, mitos, lendas. Em diversas línguas “brincar” tem o sentido de dança,
prática de esporte representa uma peça teatral, tocar instrumento musical.
Olhar o mundo a partir do
ponto de vista da criança é poder revelar de outra maneira de ver a sua
realidade. É preciso assegurar o direito da criança de brincar, criar e
aprender.
Há também o fator das
brincadeiras onde só se disponibilizam o recreio e as aulas de educação física
para que elas brinquem. Portanto cabe ao professor organizar situações para que
as brincadeiras ocorram de maneiras diversificadas, proporcionando as crianças
escolherem os temas, objetos com que queiram brincar.
Permitir que a criança se
desenvolva respeitando seu ser próprio tempo.
Não se deve tratá-la como um
adulto em miniatura é preciso estabelecer a relação entre aprendizagem e
desenvolvimento lançar desafios no que ela consegue fazer sozinha e com que ela
é capaz de produzir com auxílio de um adulto ou com outra criança que possua
mais habilidade naquela modalidade a ser realizada.
A criança caracteriza-se em
sua essência enquanto ser, no seu modo de agir, pensar e construir.
Recentemente a legislação
brasileira passou a reconhecer a criança como sujeito de direitos, uma criança
cidadã.
Trabalhar a criança na sua
totalidade para que cresça ciente de seus direitos e deveres assim como formar
a criança como cidadã ativa e construtora do seu conhecimento.
Entretanto todo adulto já
foi criança e nessa fase nossa única prioridade era brincar e se divertir seja
só ou com os colegas.
Por
tanto se faz necessário compreender e respeitar essa fase de estrema
importância da liberdade de ser criança.
Referência:Fonte de informação: Ministério da Educação e Cultura,Amélia Hamze,Profª FEB/CETEC,ISEB/FISO-Barretos /2007
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